Seja bem vindo

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CRÔNICA

     "Um olhar sobre o preconceito

      Todos conhecemos a realidade: todas as sociedades são preconceituosas. Não é apenas um, nem dois indivíduos, mas sim toda a sociedade. Todos os indivíduos têm preconceitos, uns mais que outros. Porquê? Na minha opinião, as ideias preconceituosas derivam de “moldes sociais”.     
        Nas sociedades atuais, de forma geral, uma pessoa para pertencer à mesma, deve ser esbelta, rica, famosa. Pode até nem ser esbelta, desde que tenha dinheiro. Deve ter um emprego milionário, roupas caras, perfumes caros, carros caros e casas caras. Por vezes, nem é necessário serem pessoas cultas. Contudo, é obrigatório serem heterossexuais...e brancos.       
          Mas se somos todos iguais, porquê complicar? Também eu gostaria de saber. Tendo em conta que tudo tem uma explicação, eu recuo no tempo de modo a saber a origem destes moldes.          
          Tomemos então em conta a Sagrada Escritura. Em seis dias, Deus criou tudo, e no sétimo descansou. Uma das suas criações foi o Homem, cujo nome é Adão...mais não se sabe. Mais tarde veio a criar Eva, a primeira mulher...e mais não se sabe. Cristo veio à Terra pregar a palavra do Senhor seu pai. Viveu até aos trinta e três anos. Foi um bom homem...e mais não se sabe.       
         Se mais não se sabe sobre estas personagens porque é que as pessoas dizem e representa-nas como sendo brancas?       
        “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” (Génesis 1:26-27)         
         Mas qual é a imagem de Deus? Branco, negro, alto, baixo? O problema é que ninguém sabe. De fato, Deus não passa de uma crença que as pessoas têm para não pensarem que andam no mundo sem motivo, logo não possui imagem física universal. Contudo, Adão e Eva, feitos à sua imagem, e Jesus Cristo, seu filho, são todos brancos. Assim como os doze discípulos.       
         Somando dois mais dois ficamos com o fato de toda a gente saber da existência da imagem de Deus, de Adão, de Eva, dos discípulos, mas ninguém sabe de mais nada. Apesar disso, são todos brancos, magros e esbeltos. Como a imaginação é frutífera.         Com tudo isto, as pessoas criaram imagens aparentemente verdadeiras, sobre as quais não há argumentos. E com estas imagens foram excluindo as outras classes de pessoas. Daí os negros serem os escravos, os homossexuais serem hereges, os deficientes serem filhos do Diabo, etc...       
         Com pequenas alterações, as coisas têm-se mantido desta maneira.       
         Para terminar, deixo apenas a questão: E se Deus fosse negro?

Autor: Ricardo Alves
Fonte: Internet
Palavras desconhecidas: recuo - volto; esbeltos - bonitos; hereges - indicados como loucos.
Função da Linguagem: Denotativa, ela tem foco apenas em uma informação, que é o preconceito.

4 comentários:

  1. Precisamos levar em conta que perante Deus somos todos iguais, pois devemos respeitar acima de tudo as pessoas, não as julgá-las pelo que são ou pelo que escolheram ser, afinal pertencemos a mesma raça que é a RAÇA HUMANA.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ter consciência de que somos todos iguais perante a imagem de Deus, e que não importa a cor, raça ou crença, precisamos respeitar as pessoas acima de tudo e de todos. O preconceito seja ele racial, ou não, é uma forma de descriminar, qualquer palavra que ofenda tal pessoa, será uma forma de descriminação pela pessoa que o cometeu, precisamos pensar melhor nas coisas, antes que seja tarde demais, as leis são feitas para serem cumpridas e isso irá acontecer.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade foi e sempre será muito preconceituosa, formada a partir de pré-conceitos julgando os seres por suas aparências e por seu poder aquisitivo, porém perante deus somos todos iguais, uma centelha divina sem importar nossa raça e nossas crenças e sim o que temos de mais bonito em nosso interior.

    ResponderExcluir
  4. O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Perante a Deus somos todos iguais,temos leis e elas devem ser cumpridas, mas na maioria das vezes não, o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se conhecerem melhor, independente de cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.

    ResponderExcluir